<p>De 29 de Dezembro próximo a 2 de Janeiro de 2010, 30 mil jovens de toda a Europa e de outros continentes vão reunir-se em Poznan, na Polónia, a convite da Comunidade de Taizé. Será o 32.º Encontro Europeu de Jovens, que atrairá a Poznan jovens de Portugal à Rússia, da Suécia à Croácia, ou seja, de todos os países europeus, acompanhados ainda por jovens de outros continentes.</p>
Corpo do artigo
O irmão Alois, prior de Taizé, publica, para esse encontro europeu, uma "Carta da China", que será traduzida em mais de cinco dezenas de línguas e que os jovens vão receber quando chegarem à Polónia.
A Comunidade de Taizé, como se sabe, mantém relações com os cristãos da China há mais de 20 anos. Como sinal de amizade, a Comunidade de Taizé, através da "Operação Esperança", mandou imprimir, este ano, um milhão de bíblias em Chinês, que estão a ser distribuídas em todas as regiões do país.
Acompanhado por dois irmãos de Taizé, um chinês e um coreano, o irmão Alois, prior da Comunidade, fez recentemente uma viagem de três semanas à China continental.
"A fé entre os cristãos deste país é muito dinâmica", escreve o irmão Alois. "Admiramos a sua perseverança e a sua fidelidade. Houve várias pessoas que nos falaram sobre o sofrimento que os seus pais ou os seus avós atravessaram por causa da fé. Encontrámos cristãos que, no seu humilde lugar, contribuem activamente na construção do futuro do seu país", acrescenta.
Os encontros europeus de cinco dias são animados pelos irmãos de Taizé desde 1978. Já tiveram lugar em Paris, Barcelona, Londres, Roma, e também em Praga, Viena, Munique, Budapeste, Milão, Lisboa, Zagreb, Genebra ou Bruxelas. Esses encontros inscrevem-se numa "Peregrinação de Confiança através da Terra" lançada há 30 anos pelo irmão Roger, fundador inesquecível da Comunidade de Taizé.
No encontro da Polónia, os jovens estarão em 150 paróquias das dioceses de Poznan e de Gniezno. Farão orações comunitárias e terão "workshops", enriquecidos com testemunhos de pessoas empenhadas na procura de mais justiça, mais solidariedade e mais paz no Mundo, para que, quando regressarem aos seus países, também eles se empenhem nessas causas nobres. A liberdade pela qual tantos lutaram no século XX estará no centro dos debates, para que os jovens, sobretudo eles, dêem sentido à liberdade.
Encontro ibérico de jovens no Porto em Fevereiro
Depois de Poznan, a "Peregrinação de Confiança" terá duas etapas no mês de Fevereiro de 2010: uma asiática, em Manila (Filipinas), e outra ibérica, no Porto. A convite de D. Manuel Clemente, milhares de jovens de toda a Península Ibérica vão procurar as fontes da alegria no louvor, na partilha e no testemunho. Será um ponto alto no plano da "Missão 2010 - Co-responsabilidade para uma nova evangelização". Esse plano pastoral é uma generosa ambição da diocese do Porto em "estado de missão".