<p>Jovens católicos portugueses de quase todas as dioceses participam hoje no encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, onde recebem a Cruz das mãos de jovens espanhóis, para que, em Portugal, percorra, de hoje até o próximo dia 20, dioceses de Portugal.</p>
Corpo do artigo
É uma forma imaginosa de sensibilizar jovens católicos e muitos outros que de boa vontade procuram a abertura das suas vidas ao transcendente para a participação na próxima Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011, onde a cruz e um ícone mariano serão símbolos religiosos de referência.
A Cruz chegará, ainda hoje, a Viana do Castelo e a Braga; amanhã, será a vez de Vila Real e Bragança-Miranda; no dia seguinte, Lamego, de onde virá para o Porto, acolhida na igreja de S. José das Taipas, a partir das 21 horas. Chegará a Aveiro na quarta-feira e, no dia seguinte, a Viseu e à Guarda. Na sexta-feira, já estará no Algarve. No sábado e domingo, será recebida em Fátima pelos jovens de Leiria-Fátima e de Santarém, chegando, no domingo, dia 15, à diocese de Coimbra, onde permanecerá no dia seguinte, para ser entregue, ao fim do dia, a jovens de Lisboa e de Setúbal; será enviada de Lisboa para os Açores, no dia 18, e estará no Alentejo no dia 20, de onde partirá, nesse dia, para o Santuário de Lourdes (França), via Madrid.
É uma cruz de madeira, com quase quatro metros de altura, que João Paulo II entregou aos jovens de todo o Mundo, no final do Ano Santo da Redenção (1983-1984). A primeira peregrinação da Cruz do Ano Santo (como era então conhecida) foi em Julho de 1984 a Munique para o "Katholikentag" (Dia Católico). Ao longo de 1984, os jovens levaram a Cruz para Lourdes, Paray-le-Monial e outros locais na França. É conhecida como a "Cruz do Ano Santo", a "Cruz do Jubileu", a "Cruz da Jornada Mundial da Juventude", a "Cruz dos Jovens", a "Cruz Peregrina".
No Domingo de Ramos de 2003, a Cruz das JMJ foi entregue aos jovens da Alemanha por uma delegação canadiana. João Paulo II também confiou aos jovens de todo o Mundo um ícone da Virgem Maria "Salus Populi Romani" - venerado durante a XV Jornada Mundial da Juventude de 2000, em Roma - que agora está também presente em todas as JMJ.
No Domingo de Ramos de 2009, Bento XVI entregou-a aos jovens espanhóis e iniciou a peregrinação pelas dioceses espanholas.