Jovens recriam ambiente da ONU no Porto para sublinhar a importância da diplomacia
Comités, delegados, debates e votações. Durante três dias, o ambiente diplomático da Organização das Nações Unidas (ONU) é recriado no Porto, por centenas de estudantes nacionais e estrangeiros, com o objetivo de debater os problemas globais e afirmar a melhor forma para atingir a paz: a cooperação.
Corpo do artigo
O cenário até pode parecer demasiado longínquo para a realidade portuguesa, mas a verdade é que, em determinadas geografias do planeta, ainda há piratas a liderarem redes de crime organizado. Encontrar estratégias para lidar com este problema é o tema do debate do Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, montado no pavilhão desportivo da Escola Internacional do Porto (CLIP). Há 18 anos que o colégio privado organiza o Oporto Model United Nations (OPOMUN), um evento que recria o ambiente de uma das organizações mais importantes do Mundo.
Durante três dias, mais de 400 alunos de 18 escolas provenientes seis países, como os Estados Unidos ou a Alemanha, transformam-se nos delegados das nações existentes na ONU, tendo como missão defender os interesses do país que representam para chegar a soluções por via do diálogo. "É complicado porque não há muita informação sobre a Jordânia, mas com a ajuda dos professores e dos amigos que já estão no OPOMUN há algum tempo, foi tudo mais fácil", afirma Sara Antunes, estudante do 9.º da Escola Alemã de Lisboa, que participa pela primeira vez na iniciativa.