A norte-americana Katherine Maher vai deixar a liderança da Web Summit, três meses depois de ter sucedido a Paddy Cosgrove.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito pela própria Katherine Maher na rede social X. "Tenho o prazer de anunciar que assumirei o cargo de CEO da NPR a partir do final de março. A NPR sempre fez parte da minha paisagem sonora, e acredito que as suas reportagens despertaram a minha curiosidade que me colocou no caminho para me tornar a pessoa que sou hoje. Infelizmente, isso significa que deixarei o cargo de CEO da Web Summit no dia 1 de março. Adorei o meu tempo na Web Summit. Fiquei impressionada com o talento, a energia e, francamente, as boas vibrações da equipa e essa apreciação só cresceu a cada semana que passou", escreveu.
Katherine Maher sucedeu, em outubro, a Paddy Cosgrave, que se demitiu da liderança em 21 de outubro. Antes, Maher liderou a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos global por trás da Wikipédia, durante cinco anos.
Paddy Cosgrave demitiu-se do cargo depois de várias empresas cancelarem a participação no evento, na sequência de afirmações que fez sobre Israel. Em 13 de outubro, o ex-presidente executivo escreveu na rede social X uma publicação que deu origem a várias críticas. "Estou impressionado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais que, com a exceção particular do Governo da Irlanda, pela primeira vez estão a fazer a coisa certa. Os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são", disse, em alusão conflito entre Israel e o Hamas.
Depois da onda de críticas, Paddy Cosgrave pediu desculpas, o que não impediu que várias empresas cancelassem a sua participação na Web Summit.