Oito casos de gripe A foram registados no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, em São Miguel, nos Açores, estando dois utentes internados no hospital de Ponta Delgada, revelou, esta segunda-feira, a delegação de saúde do concelho.
Corpo do artigo
Segundo uma nota de imprensa, “dois residentes com quadro mais agravado, um dos quais não vacinado, foram internados no Hospital do Divino Espírito Santo” e outros dois, um destes também não vacinado, “encontram-se a ser avaliados no serviço de urgência daquele hospital”.
Na nota, a delegação de saúde do Nordeste refere que, “em articulação estreita com a direção técnica do lar, as medidas de contingência foram de imediato ativadas”.
O lar tem 54 residentes, sendo que “apenas dois residentes não têm a sua vacinação em dia, por sua própria opção, estando os demais residentes vacinados”, é ainda referido.
Os residentes que apresentam sintomatologia gripal foram isolados dos que não apresentam qualquer sintomatologia, tendo a recomendação de não circularem pelas áreas comuns.
Ainda de acordo com a delegação de saúde, os profissionais foram divididos em grupos que "prestarão cuidados de forma exclusiva ao grupo assintomático ou ao grupo sintomático", foi determinada a utilização de equipamento de proteção individual “nos momentos adequados e a utilização de máscara foi declarada obrigatória”.
A autoridade de saúde concelhia tem mantido “constante comunicação com a coordenação regional de Saúde Pública e com a autoridade de saúde regional, monitorizando permanentemente os acontecimentos, para assim tomar de imediato as medidas necessárias em cada momento”, lê-se na nota.