
Ministro apagou o vídeo das redes sociais
Foto: Direitos Reservados
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, publicou um vídeo nas suas redes sociais, onde se mostrava a trabalhar, de mangas arregaçadas, no acompanhamento das operações de socorro nas regiões afetadas pela tempestade Kristin. Após a chuva de críticas dos internautas, o governante acabou por apagar a publicação.
No post, que já não se encontra disponível, era possível ler que "em situações de emergência, cada decisão conta - e o planeamento faz a diferença (...) Coordenação, comunicação e trabalho de equipa para apoiar quem está no terreno e proteger os portugueses".
Leitão Amaro surgia, durante o vídeo, de "mangas arregaçadas" e concentrado no trabalho de operações. As críticas não tardaram a cair na caixa de comentários da publicação, nomeadamente de Pedro Marques Lopes, que abordou o caso na quinta-feira à noite, no programa Eixo do Mal, da Sic Notícias.
Vivêssemos em tempos de gente com o mínimo sentido de Estado ou que a ainda restasse alguma decência e o Leitão Amaro não passava nem mais um dia como ministro.
- Pedro Marques Lopes (@pedroml) January 30, 2026
Um indivíduo que aproveita uma catástrofe onde tanta gente está a sofrer para fazer um vídeo promocional da sua pessoa... pic.twitter.com/gT0O0d8IT2
"Um vídeo verdadeiramente chocante em que aparece o nosso caro ministro Leitão Amaro, cheio daquele entusiasmo e dinamismo esbracejante, pegando no telefone, pegando no intercomunicador, roendo as unhas face a este acontecimento, isto é lançado nas redes sociais como, sim, o Governo está a tomar conta do assunto. Isto é brincar com as pessoas, é sobretudo brincar com as pessoas que mais estão a sofrer com isto", considerou o jurista.
O Governo decretou situação de calamidade até às 23.59 horas de dia 1 de fevereiro para 60 municípios. A tempestade Kristin afetou, sobretudo, os distritos de Leiria, Coimbra e Santarém.

