Em 2023, a Liga Portuguesa Contra o Cancro angariou mais de um milhão de euros para a luta contra a doença. O dinheiro foi utilizado em medicamentos e tratamentos de doentes, entre outras ajudas. Uma parte desse valor chegou através da doação gratuita de 0,5% do IRS.
Corpo do artigo
No ano passado, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) disponibilizou mais de um milhão e meio de euros (1 544 440) em medicamentos, próteses, transporte para consultas e tratamentos e alimentação dos doentes mais carenciados. Segundo dados do Registo Oncológico Nacional, o cancro é a segunda causa de morte, sendo responsável por 28 mil óbitos anuais.
É através da consignação do IRS - encaminhar parte do imposto que seria a favor do Estado para uma associação à escolha -, que a instituição consegue angariar fundos para ajudar quem mais precisa. Com o contributo das pessoas, a Liga auxiliou um total de 17 864 doentes e as doações feitas através da consignação do IRS tiveram um aumento superior a 15%, face a 2022.
As maiores fontes de financiamento da Liga para os trabalhos desenvolvidos são as doações através do IRS e o peditório. Através deste último, os voluntários conseguiram arrecadar 1,6 milhões em 2023, o que se traduz num acréscimo de 3% relativamente ao ano anterior.
É neste sentido que o humorista Ricardo Araújo Pereira, embaixador da LPCC, volta a ser a imagem da campanha de apelo à doação de 0,5% do IRS à instituição em questão, sob o mote “Ligue mais ao que é realmente importante”.
Na luta contra o cancro estas campanhas continuam a ter importância. Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente da LPCC, afirmou que “uma fatia considerável da população contribuinte em Portugal desconhece ou permanece indiferente à possibilidade de fazer uma doação gratuita”.
Para além do 1 544 440 de euros destacados, a entidade conseguiu alocar quase 500 mil euros em bolsas e centros de investigação, assim como ações de apoio à formação em oncologia. Foram também várias as ações de sensibilização que promoveram.
Até ao dia 31 de março é possível ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do preenchimento do modelo 3 da declaração de IRS, no portal das finanças. Basta inscrever no campo 1101 (quadro 11), o NIF 500 967 768.