A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a recrutar voluntários para o Peditório Nacional de 2023, uma iniciativa de angariação de donativos que decorre entre os dias 1 a 5 de novembro. Todos os anos em Portugal surgem 60 mil novos casos de cancro e esta é a principal fonte de financiamento da instituição.
Corpo do artigo
O Peditório Nacional da LPCC visa a angariação de fundos para o combate ao cancro, para o suporte dos doentes oncológicos e respetivas famílias e para a investigação e formação na área. É o que permite dar seguimento às atividades promovidas pela Liga, em prol dos avanços oncológicos e do tratamento dos vários tipos de cancro.
A edição deste ano, a decorrer no continente e nos arquipélagos, surge sob o mote “Seja herói da Liga. Seja um voluntário no Peditório”.
60 mil novos doentes por ano
As doenças oncológicas continuam a ser preponderantes em Portugal. Segundo dados adiantados pela Liga, há cerca de 60 mil diagnósticos de cancro por ano, que amiúde levam à morte ou incapacitação dos doentes, impactando gravemente as suas famílias e, em grande plano, a sociedade em geral.
“O Peditório Nacional é a imprescindível forma de poder dar resposta às muitas necessidades, a vários níveis, que os doentes oncológicos e respetivas famílias enfrentam. Permite ainda apostar na prevenção da doença e na investigação científica através da atribuição de bolsas, apoio a centros de investigação e formação em oncologia. Por isso, seja voluntário no Peditório Nacional. Seja um herói da LPCC”, exorta o presidente da LPCC, Francisco Cavaleiro de Ferreira.
Mais de 15 mil voluntários
A Liga confirmou ao JN que a edição do Peditório do ano passado, que teve como embaixador da campanha de recrutamento Cristiano Ronaldo, contou com a participação de 16 737 voluntários. As inscrições de voluntários para a edição deste ano, abertas a todos os interessados, já estão a decorrer e podem ser concretizadas na página Web da LPCC.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro, fundada em 1941, é uma associação cultural e de serviço social privada e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo combater e prevenir o cancro.