Por estes dias, a professora Graça Dinis, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamin Salgado, de Joane (Vila Nova de Famalicão), está muito orgulhosa por ter visto dois alunos serem premiados pela iniciativa "Regresso às Aulas", promovido pelo Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
Um desses meninos é Gonçalo Castro, 9 anos, que teve um percurso irrepreensível na escola primária. "Sempre fui bom aluno, porque estudo muito. A minha mãe, às vezes, ajuda-me nos trabalhos de casa. Quando não sei alguma coisa, ela ajuda-me".
Por isso, mal soube que tinha sido um dos premiados, não tardou em comunicar a boa nova à docente. "Fiquei muito feliz e depois ligámos à minha professora a dar a notícia. Pois na minha sala não fui só eu, uma outra menina [Beatriz Peixoto] também ganhou", revela o jovem, que com o vale da Staples vai "comprar computador portátil e material escolar" e com o da Opticalia "uns novos óculos" .
Um prémio que, segundo a mãe Sandra Silva, 36 anos, assistente operacional numa E.B. 2.3, chega numa altura habitualmente "caótica para as famílias". "Não é filho único, tenho uma menina de cinco anos, que anda na pré-primária, e os encargos são muito pesados. Por isso, é uma ajuda extra sempre bem-vinda. Como as possibilidades não são muitas, sempre alivia o orçamento familiar. Equilibra e de que maneira", acrescenta esta encarregada de educação, salientando que o mérito maior é de Gonçalo, a quem "desde pequenino" lhe incutiu o gosto pelos estudos.
Sandra Silva enaltece também o papel da professora no sucesso escolar do filho."Este prémio é uma amostra do excelente trabalho que a professora Graça tem feito. Sem a ajuda dela também não conseguíamos", frisa esta mãe.
Nome
Gonçalo Silva Castro
Idade
9 anos
Localidade
Joane/V. N. Famalicão
Ano a frequentar
5.º ano
Aproveitamento
"Muito Bom" a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser
Ainda não sei