O PS estima que a descida da taxa social única (TSU) aplicada apenas aos trabalhadores com salários base até 600 euros terá um impacto no sistema de segurança social de 109 milhões de euros em 2016.
Corpo do artigo
De acordo com a mesma estimativa feita pela direção socialista, o impacto no sistema de Segurança Social será o dobro em 2017, ou seja, cerca de 218 milhões de euros.
No cenário macroeconómico constante no programa eleitoral do PS, anterior ao acordo agora celebrado com os restantes partidos de esquerda (PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes"), previa-se que a aplicação da redução progressiva da TSU abrangesse a totalidade dos trabalhadores.
Com a limitação do âmbito da aplicação desta medida - que prevê uma redução de 1,3 pontos percentuais até 2018, com reposição posterior para os 11% atuais nos oito anos seguintes a 2018 -, a expetativa do PS é que o impacto seja muito reduzido em termos de formação de pensões futuras.
O PS alega para o efeito que neste escalão mais baixo estão incluídos muitos contribuintes com pensões formadas com suporte a mecanismos de apoios sociais aplicados a pensões mínimas.
Em termos de défice, e em comparação com o programa eleitoral do PS, que previa a descida da TSU para a generalidade dos trabalhadores, os socialistas consideram que a limitação dessa medida melhora o défice de 2016 em cerca de 21 milhões de euros - um valor nominal que sobe para 367 milhões de euros em 2017.
Relativamente à revisão dos escalões do IRS - uma das promessas eleitorais feitas pelos socialistas -, ainda não há um calendário previsto para a sua aplicação.
Em relação ao impacto da medida de repor trimestralmente, de forma faseada, os salários da administração pública na sua totalidade até ao fim de 2016, o PS defende que aumentará a despesa em 450 milhões de euros no próximo ano e em 350 milhões de euros em 2017.
No seu conjunto, face à versão do programa eleitoral do PS, que previa a reposição dos salários da administração pública em dois anos, de forma faseada, verifica-se uma antecipação de despesa na ordem dos 50 milhões euros em 2016, mantendo-se o valor global até 2017 nos 800 milhões de euros.