Mais de 1200 pessoas surdas já recorreram à plataforma de atendimento por videochamada da linha SNS24, criada há um ano para facilitar o acesso dos utentes ao serviço de triagem e aos cuidados de saúde.
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O atendimento é feito através de um intérprete de língua gestual que assegura a comunicação entre o utente e o enfermeiro. A ferramenta, disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, pode ainda ser utilizada como ponte entre o doente e os profissionais de saúde dos centros de saúde e dos hospitais.
"Este serviço veio dar resposta a uma necessidade e a um anseio das pessoas surdas, traduzindo-se numa iniciativa muito importante, que promove a inclusão e presta um serviço de qualidade e equidade, não deixando ninguém para trás", sublinhou ao JN Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Para a Associação Portuguesa de Surdos, o atendimento por videochamada "foi uma das maiores alegrias que a comunidade surda teve desde há muito tempo". Trata-se de uma conquista após "uma luta de longa data" que permitiu aos utentes "deixarem de recorrer a familiares e amigos para alcançarem o que sempre desejaram: "autonomia e privacidade quanto a aspetos fundamentais da vida". De acordo com a instituição, a ferramenta reduziu o número de pedidos para um intérprete por parte dos associados nas deslocações às consultas médicas.
antes evitavam hospitais
"A área da saúde sempre foi uma espécie de tabu. Não havendo acessibilidade, as pessoas surdas tinham o hábito de evitar ir às clínicas ou aos hospitais por questões menores. Iam apenas se houvesse muita necessidade disso ou se tivessem um familiar ou pessoa amiga para os acompanhar", referiu Pedro Mourão, presidente da associação, recordando que "o recurso a um intérprete implicava despesas significativas por parte dos próprios utentes surdos".
O funcionamento da plataforma "tem sido de acordo com o esperado". "A pandemia forçou o Governo a rever as suas prioridades e a atender as necessidades das pessoas surdas. Agora, temos a mesma acessibilidade e a mesma conveniência que as pessoas ouvintes em praticamente todos os aspetos na área da saúde, o que é ótimo. Só gostávamos que nas próximas lutas, não fosse necessária uma pandemia para fazer com que o Estado nos oiça, porque não são eles que deveriam ser os "surdos" da questão", reforçou Pedro Mourão.
Pormenores
Parceria com o INR - A plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.
Webchat ativo - A par da plataforma de videochamada, disponível no site sns24.gov.pt, mantém-se ainda ativa a ferramenta webchat, em português e inglês, para quem não tem conhecimentos de língua gestual.
Melhorar o serviço - O novo contrato de exploração do SNS 24 "contempla a continuidade e melhoria do serviço existente", estando garantido para os próximos três anos.