Mais de três mil pessoas surdas já recorreram à plataforma de atendimento por videochamada da linha SNS24, criada há dois anos para facilitar o acesso dos utentes ao serviço de triagem e encaminhamento para os cuidados de saúde. O atendimento é feito através de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que assegura a comunicação entre o utente e o enfermeiro.
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A ferramenta, disponível sete dias por semana e 24 horas por dia, pode ainda ser utilizada como ponte entre o doente e os profissionais de saúde dos centros de saúde e dos hospitais. Atualmente, há seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa afetos à linha.
De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a procura pelo serviço "tem apresentado um crescimento gradual". O atendimento por videochamada está acessível através do portal SNS 24 e, desde novembro do ano passado, passou também a estar disponível na aplicação do SNS 24. Mas há mais novidades.
Desde fevereiro deste ano, a par de facilitar o processo de triagem e encaminhamento dos doentes para os cuidados de saúde, o serviço passou também a garantir o acesso "aos serviços administrativos da linha SNS 24".
"Ao longo de quase dois anos de atividade, a plataforma tem garantido a acessibilidade plena ao SNS 24, dando resposta, com qualidade, a uma necessidade das pessoas surdas", sublinharam, numa resposta enviada ao JN os SPMS.
A par do atendimento por videoconferência, o portal SNS24 disponibiliza, ainda, o atendimento por webchat para quem não tem conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa. O serviço destina-se, também, a pessoas surdas e permite assegurar a comunicação por escrito com enfermeiros do SNS 24.
Para aceder ao serviço, segundo a informação disponível no portal, os utentes têm de se registar e "anexar a declaração que ateste a incapacidade, essencial para verificar os critérios de acesso ao serviço".