Lisboa, Porto e Setúbal são os círculos eleitorais com mais partidos nos boletins
Sequência dos partidos nos boletins de voto difere no país. PS não figura em primeiro lugar em qualquer círculo eleitoral.
Corpo do artigo
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) publicou no seu site os boletins de voto de cada círculo eleitoral para as eleições legislativas de 18 de maio. Os círculos eleitorais com mais partidos candidatos são Lisboa, Setúbal, Porto, Europa e Fora da Europa, com 18 cada. Os círculos com menos candidatos são Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores, com 13 partidos.
O PAN não vai concorrer em Viseu, sendo o único partido com assento parlamentar a não se candidatar em todos os círculos eleitorais. O novo Partido Liberal Social vai estrear-se nos cinco círculos com mais candidatos e o Ergue-te, o antigo Partido Nacional Renovador (PNR), aparece no início do boletim em sete (Castelo Branco, Lisboa, Portalegre, Vila Real, Açores, Europa e Fora da Europa), o mais selecionado para esta posição. O PS não vai figurar no primeiro lugar do boletim em qualquer círculo.
Os partidos que menos surgem nos boletins de voto são o Partido Trabalhista Português, o Partido da Terra, apenas disponíveis na Madeira, e o Partido Liberal Social, incluído em cinco círculos. De seguida, surgem o Nós, Cidadão, em oito círculos, o Juntos pelo Povo e o PCTP/MRPP, em 10, e a Nova Direita, em 12.
Em Lisboa, o boletim começa com o Ergue-te e acaba no partido do antigo líder Vitorino Silva, R.I.R (Reagir, Incluir, Reciclar). No Porto, a lista inicia-se com a coligação PSD/CDS, a AD, e finaliza com o ADN (Alternativa Democrática Nacional). O Chega é o primeiro na lista de Leiria.
A sigla da AD aparece de forma diferente em comparação com o ano passado, com os nomes dos partidos da coligação “PPD/PSD.CDS-PP”. Nas legislativas de 2024, alguns eleitores confundiram a AD com o ADN.