"O Menino Borboleta" conta a história de Salvador Machado, o menino de três anos que sofre de epidermólise bolhosa, uma doença rara que obriga a tratamentos constantes. O livro será apresentado, este domingo, em Guimarães e a venda reverte a favor do pequeno Salvador.
Corpo do artigo
Poucos dias depois de nascer, Salvador Machado, agora com três anos, foi diagnosticado com epidermólise bolhosa. A doença rara caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas ou de feridas abertas na pele e nas membranas mucosas ao mínimo toque ou fricção e, obrigada a tratamentos constantes. No entanto, os medicamentos e os materiais necessários não são comparticipados e chegam a atingir os 500 euros por semana.
O livro "O Menino Borboleta", da autoria de Ana Sampaio, conta a história do pequeno Salvador e tem como objetivo dar a conhecer a doença. "Ainda que o objetivo principal seja consciencializar as pessoas sobre a doença, o livro é sobre esperança, sobre voar, sobre amor e sobre a resiliência dos pais e do próprio Salvador", explica a autora.
Este domingo, o livro será apresentado no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, pelas 16 horas. O lucro obtido com a venda do livro irá reverter para ajudar a custear os tratamentos diários do menino.
A história é direcionada a "todas as famílias que, todos os dias, têm de lutar de forma muito resiliente e determinada, contra tudo e contra todos", sublinha Ana Sampaio. "Queremos mostrar que não há impossíveis", concluiu.
O livro, que tem o valor de 14 euros, já está à venda em várias lojas, como na Wook e na Bertrand.