Foi este domingo que se soube da infeção por covid-19 de António Lobo Xavier. O resultado positivo do membro do Conselho de Estado, que reuniu na passada terça-feira, deixou em alerta os outros conselheiros, que se desdobraram em testes nos últimos dias - todos foram negativos. O advogado lamentou o incómodo, mas afirma que não foi foco de nenhum surto.
Corpo do artigo
"Eu estou bem, mas sou apenas mais uma vítima [da covid-19], mais um doente. (...) As pessoas têm a ideia de que os poderosos e os conhecidos nunca estão infetados, mas isto acontece a todos", disse António Lobo Xavier, em entrevista à TVI, esta segunda-feira à noite.
O advogado e membro do Conselho de Estado diz que cumpre "escrupulosamente" todas as regras sanitárias, e que, por isso, não sabe como foi infetado. "Às vezes, até sou acusado de ser cauteloso demais", disse. Lobo Xavier teve alguma febre e sentiu cansaço, dois sintomas que o levaram a fazer o teste à covid-19.
Não é claro se durante a reunião de Conselho de Estado, da passada terça-feira, a advogado estaria já com o vírus da SARS-CoV-2. Ainda assim, Lobo Xavier lamenta o sucedido. "Seria triste para mim infetar os conselheiros, pessoas que admiro (...). Felizmente, isso não aconteceu", afirmou em entrevista.
Até ao momento, nenhum familiar ou amigo do advogado, assim como os conselheiros de Estado, testaram positivo à covid-19. Entre elas, esteve a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que teve resultado negativo ao teste do novo coronavírus e que ficará em isolamento até esta terça-feira.
12880774