Capítulo inteiro do relatório sobre o comportamento do fogo elaborado por Domingos Xavier Viegas continua sem ser divulgado
Corpo do artigo
O capítulo seis do relatório sobre o comportamento do fogo elaborado pelo especialista Domingos Xavier Viegas continua sem ser divulgado publicamente. E, segundo adiantou esta quarta-feira o Ministério da Administração interna (MAI) ao JN, ainda não há uma data para a divulgação.
De acordo com o gabinete de Eduardo Cabrita, o MAI pediu à Comissão Nacional de Proteção de Dados um "parecer sobre a compatibilidade da divulgação" do relatório com "o regime legal de proteção de dados pessoais".
O capítulo em causa em falta fala sobre as mortes que ocorreram durante o incêndio.
O relatório foi encomendado pelo Governo a uma equipa da Universidade de Coimbra liderada por Domingos Xavier Viegas - que estuda os incêndios em Portugal há vários anos. Recebeu o nome de "O Complexo de Incêndios de Pedrógão Grande e Concelhos Limítrofes, iniciado a 17 de junho de 2017" e, entre as conclusões, figura uma nova teoria sobre o início do fogo.
Os especialistas defendem que as chamas não terão começado devido à queda de um raio, como concluiu a Polícia Judiciária, mas sim devido a "contactos entre vegetação e uma linha de média tensão" da EDP, que estaria mal mantida.