Há estabelecimentos de ensino em Águas Santas e Pedrouços, na Maia, fechados nesta manhã devido à falta de água. Diretores escolares elogiam trabalho de articulação com autarquias.
Corpo do artigo
Depois do inédito apagão de segunda-feira que nos trocou as voltas, a maioria das escolas públicas do país está a funcionar, garantem ao JN os líderes das associações nacionais de Dirigentes Escolares (ANDE) e de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). Na Maia, nos agrupamentos de Águas Santas e Pedrouços, a falta de água está a impedir os trabalhos letivos, encontrando-se as escolas fechadas, estando prevista a sua abertura da parte da tarde.
Filinto Lima traça um cenário "calmo e pacífico" nas escolas nacionais, destacando a "boa articulação com autarquias e o Ministério da Educação, que deram algumas orientações". O presidente da ANDAEP faz ainda questão de sublinhar que "as escolas conseguiram superar mais um contrangimento", numa alusão ao impacto da pandemia nas atividades letivas. Dando Filinto Lima "20 valores a todos os que colaboraram".
Na mesma linha de pensamento, o líder da ANDE destaca ao JN que "está tudo normal", graças também a uma articulação entre todos os que compõem as comunidades educativas. Nomeadamente, dando "informação aos pais e às empresas transportadoras de que se às 7 horas não houvesse energia os alunos não iriam para a escola". Segundo Manuel Pereira, "no âmbito da autonomia foi sendo passada essa mensagem, em articulação com as autarquias".
Falta de água fecha escolas na Maia
No entanto, há estabelecimentos de ensino que se encontram encerrados devido à falta de água. É o caso dos Agrupamentos de Escolas de Águas Santas e de Pedrouços, na Maia, confirmou o JN junto dos referidos estabelecimentos. No fabecook, a Câmara Municipal da Maia informa que "o fornecimento de água nas freguesias de Águas Santas e Pedrouços foi integralmente restabelecido", mas o certo é que aquelas escolas não estão a funcionar.
Contactada pelo JN, fonte oficial Câmara da Maia informou que a "Escola Secundária de Águas Santas e a Escola Básica e Secundária de Pedrouços vão abrir à tarde", aguardando-se indicações relativamente à Escola Básica da Giesta.
De referir, por último, que, de manhã cedo, o Ministério da Educaçãom, em comunicado enviado às redações, veio dizer que "atendendo à reposição de energia elétrica e de fornecimento de água em todo o país durante a noite, os estabelecimentos de ensino devem hoje, terça-feira, reabrir e funcionar com toda a normalidade". Sublinhando na mesma nota que "o Governo considera que a Educação dos nossos alunos é demasiado importante e que, por isso,não deve ser interrompida, exceto quando não estejam garantidas as condições essenciais de funcionamento e todas as condições de segurança".