Os resultados das provas de aferição foram maus mas piores no 5.º e 8º ano. Por exemplo, apenas 1,9% dos alunos do 8.º respondeu bem às questões de Leitura e 1,6% dos do 5.º aos exercícios sobre Números. O relatório divulgado esta quinta-feira alerta para o decréscimo na qualidade das aprendizagens.
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De acordo com o relatório do Instituto de Avaliação Educativa (Iave), foi nas disciplinas de Matemática, Ciências (provas do 5.º) e de Português (8.º) que os alunos revelaram maiores "dificuldades em atingir desempenhos dentro do esperado". Os resultados pioraram em relação às aferições realizadas em 2023, chegando ao ponto de serem classificados como de "pobres" no caso de Ciências Naturais.
Na prova de Matemática do 5.º ano só na área de Álgebra, 22,4% dos alunos responderam bem às questões. Nos restantes domínios, este nível de desempenho foi bem inferior: 1,6% em Números, 2,4% em Geometria e Medida e 10,1% em Dados. Mesmo agregando-se estes resultados à percentagem de alunos que conseguiu responder de acordo com o esperado embora manifestando necessidade de melhorias, só na parte de Dados, 22,5% dos alunos conseguiram acertar nas perguntas. Em Números e Geometria, foram um total de 14,8 e de 11,1%, respetivamente. Ou seja, a esmagadora maioria dos alunos ou "revelaram dificuldades" ou "não conseguiram" responder.