Eurodeputado tem o apoio de nove de 19 líderes distritais do partido. Atual líder do PSD ainda só conta com quatro.
Corpo do artigo
14247277
Paulo Rangel está a levar a dianteira na conquista de apoios nas estruturas base do PSD. O eurodeputado conta com o apoio de nove dos 19 líderes distritais e, entre esses, estão os dirigentes das estruturas com maior número de militantes, como Porto e Coimbra. Já os apoios a Rui Rio tardam. Para já, o atual líder do PSD tem ao seu lado apenas quatro dirigentes distritais.
Acresce que, apesar de Braga ter decidido ficar neutra, o líder Paulo Cunha tem sido uma das vozes mais críticas de Rui Rio. O mesmo acontece em Lisboa, onde Ângelo Pereira não tomará nenhuma posição oficial até às eleições para a Distrital.
Já no Porto, o líder distrital, Alberto Machado, foi das primeiras vozes a vir a público manifestar apoio inequívoco a Paulo Rangel, junto com vários líderes de secção e autarcas. Seguiram-se Coimbra e Setúbal.
Mas o eurodeputado tem ainda a seu lado os líderes distritais de Viseu, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. E tudo indica que "roubou" a Rio o apoio de Beja (Gonçalo Valente), totalizando nove em 19 dirigentes.
Muitos a ponderar
Já entre as estruturas afetas a Rui Rio, alguns dirigentes ainda se encontram a ponderar. Faro, presidida por David Santos, só tomará uma posição depois das eleições para a liderança da Distrital, marcadas para o próximo dia 12. E Vila Real, liderada por Fernando Queiroga, decide durante a próxima semana, assim como Guarda (Carlos Condesso) e a Área Oriental de Lisboa (Duarte Pacheco).
Porém, dirigentes como o de Aveiro (Salvador Malheiro é diretor de campanha de Rio) e de Bragança, Jorge Fidalgo, não tiveram dúvidas em colocar-se "100%" ao lado do atual líder do PSD.
Tal como Sónia Ramos. "Face ao excelente resultado nas autárquicas, que no meu distrito foi histórico", justifica a líder do PSD/Évora. "É quem tem melhores condições para chegar a primeiro-ministro", acrescenta Olegário Gonçalves, líder do PSD/Viana do Castelo.
Militantes
750
é o número total de delegados ao congresso do PSD, que vai decorrer entre os dias 14 e 16 de janeiro, em Lisboa.