Há dez anos eram menos de metade. Concentração de cerimónias no pós-pandemia e preço mais baixo à semana contribuíram para mudança.
Corpo do artigo
Mais de 60% dos casamentos realizados em 2022 aconteceram em dias da semana. Em 2012, estes eventos ocorriam entre segunda e sexta-feira em apenas 44% dos casos. O aumento de 16 pontos percentuais poderá ser explicado pelo acumular de uniões no pós-pandemia, dizem os organizadores de eventos, mas também pelo facto de ser mais barato festejar à semana. Até 2019, a tendência já era de aumento do número de casamentos em dias úteis. Os dados do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) foram fornecidos pelo Ministério da Justiça, a pedido do JN.
Entre os dias úteis, a sexta-feira é a que conquista mais noivos. Em 2022, foram 21,8% os casamentos que aconteceram no dia que antecede o fim de semana, dez anos antes eram 16,3%. Carolina Castanheira, representante da plataforma “casamentos.pt” em Portugal, acredita que a pandemia teve um papel preponderante nesta nova realidade.