O carro sujo pode prejudicar a observação dos inspetores, que devem descrever a situação na ficha de inspeção e reprovar o veículo. A maioria são ligeiros, mas há também 14 tratores que não passaram na vistoria por apresentarem esta deficiência.
Corpo do artigo
A limpeza do automóvel é um dos critérios importantes para que a inspeção periódica seja concluída com sucesso. Ainda assim, há 1653 veículos que apresentaram condições de limpeza que prejudicaram o processo, avança o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ao JN.
As regras que avaliam as condições de limpeza começaram a ser aplicadas a 1 de novembro de 2020, tendo por base uma deliberação do IMT que previa regras mais exigentes na inspeção automóvel. Nesse ano, foram visados 133 veículos. O número triplicou em 2021 para 524 infrações por falta de limpeza; em 2022 foram detetadas 334 deficiências e 335 em 2023. Já de janeiro a novembro, o IMT indica que foram detetados 327 veículos sujos que comprometeram o processo de inspeção.