O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) mobilizou, até outubro deste ano, mais de 2,3 mil milhões de euros do Fundo de Coesão, com vista a uma economia mais verde e sustentável em Portugal. E foram aprovados mais de dois mil projetos para o período de programação 2014-2020.
Corpo do artigo
Através deste instrumento, foram financiados, em média, 86% do investimento elegível realizado. Os resultados e o impacto do programa na sustentabilidade e eficiência de recursos em Portugal são apresentados esta quinta-feira à tarde, na sessão de encerramento do PO SEUR que conta com a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
A informação adiantada ao JN aponta para um total de 2031 projetos aprovados para o período de programação 2014-2020 em Portugal. O PO SEUR centrou-se em três eixos prioritários: apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os setores; promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, tendo este último eixo concentrado mais de metade dos projetos e quase metade do apoio oriundo do Fundo de Coesão.