Maioria dos planos de pagamento celebrados na pandemia correspondem a famílias. EDP e Galp totalizam faturas em dívida no valor global de 136 milhões de euros.
Corpo do artigo
A pandemia deixou milhares de famílias e empresas com dificuldades para pagar a fatura da luz. Desde março do ano passado, os principais fornecedores de eletricidade a operar no país celebraram mais de 250 mil planos de pagamento às prestações, sendo que a esmagadora maioria corresponde a clientes domésticos. Contam-se 246 500 famílias com planos faseados. Em causa, somando os dados da EDP Comercial e da Galp disponibilizados ao JN, estão faturas em dívida no valor global de 136 milhões de euros.
Feitas as contas, numa altura em que se mantém a proibição do corte do fornecimento dos serviços essenciais (ler Saber mais), EDP, Galp e Endesa realizaram 254 600 acordos de pagamento faseado. A maioria corresponde a clientes da EDP Comercial. A operadora, que detém uma carteira de cerca de quatro milhões de consumidores em Portugal, flexibilizou o pagamento a 178 mil clientes (famílias e empresas) desde o início da pandemia, o equivalente a faturas superiores a 118 milhões de euros. Desses, 72,5 milhões correspondem a 175 mil acordos de pagamento feitos com famílias.
Já, no caso da Galp, desde março do ano transato, a empresa recebeu cerca de 100 pedidos diários para pagar faturas às prestações. Foram celebrados 36 600 acordos sem juros, sendo que a maior fatia das solicitações é de famílias. Apenas cinco mil planos de pagamento dizem respeito a pequenos negócios e cem são de outras empresas. Trata-se da flexibilização do pagamento de uma dívida global de 18 milhões de euros.
Por sua vez, a Endesa registou um incremento de 17,5% da dívida nos primeiros seis meses deste ano. No segmento doméstico, a companhia emitiu cerca de 2500 acordos mensais desde março de 2020. Esses 40 mil planos correspondem ao segmento doméstico, sem cobrança de juros.
Agravou-se no início de 2021
No que toca ao prazo para a regularização do montante em dívida, por norma, na EDP Comercial, os acordos estabelecidos com as famílias e os pequenos negócios permitem o pagamento das contas em atraso em oito prestações. Caso se trate de empresas maiores, em média, são cinco parcelas.
Segundo a operadora, a covid-19 aumentou o "número de dias em que os clientes pagam as suas faturas", bem como o "incumprimento nos pagamentos". A tendência desacelerou entre junho e dezembro de 2020, "meses de alguma retoma económica", mas voltou a agravar-se no segundo confinamento, "ainda que de forma menos expressiva".
"Esta foi uma tendência sentida em vários setores da economia e poderá ser explicada pelo impacto que o confinamento e o abrandamento económico tiveram na nossa sociedade", referiu a EDP ao JN, frisando que os acordos "já eram uma opção dada pela empresa" antes da pandemia. Face à situação pandémica, a operadora "incentivou as famílias e as empresas" a fazerem-no, reforçando esta mensagem "em todas as comunicações com clientes".
Saber mais
Cortes suspensos
Os cortes dos serviços essenciais (água, luz, gás e comunicação) encontram-se proibidos. Recorde-se que foi em abril do ano passado que o Parlamento aprovou, pela primeira vez, a proibição da suspensão dos serviços. A medida viria a ser alargada até setembro de 2020. Neste ano, os cortes voltaram a ser interditos durante primeiro semestre, ou seja, até 30 de junho. No entanto, o Governo voltou a prorrogar a suspensão dos cortes a 1 de julho.
Juros em alguns acordos
No caso da EDP Comercial, os acordos celebrados este ano têm juros, com exceção do período entre março e abril, em que foram "realizados planos de pagamento de acordo com o Regulamento de Medidas Excecionais n.º 180/2021 da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que estipulava a ausência de juros". Já a Endesa e a Galp garantem que os seus planos de pagamentos não incluem juros.
Iberdrola
Desde o início do ano, a Iberdrola registou "um incremento de 70% de planos de pagamento celebrados". Duplicou "o número médio de meses da extensão dos planos" e há "um aumento de 20% nos montantes vencidos e por liquidar". Tendo em conta que "famílias e empresas enfrentam momentos exigentes", a empresa concorda com a suspensão dos cortes.
Números
31 500: Acordos celebrados com famílias
A Galp celebrou 36 600 planos de pagamento faseado desde o início da pandemia, sendo que 31 500 correspondem ao segmento doméstico. Cinco mil dizem respeito a pequenos negócios e 100 são de empresas.
68 000: Planos de pagamento feitos este ano
Dos 178 mil planos celebrados desde o início da pandemia pela EDP, 68 mil foram realizados já este ano, entre empresas e famílias, para um total de mais de 35 milhões de euros.