Modalidade ficou disponível há um ano e permitiu aos cidadãos sem conta bancária em Portugal fazerem o pedido do documento. Mais tarde, o pagamento do certificado também passou a estar disponível por MBway que já é o preferido dos requerentes. A emissão do documento tem um custo de cinco euros.
Corpo do artigo
Desde que a modalidade de pagamento ficou disponível, a 28 de novembro de 2023, 38 511 pedidos do certificado do registo criminal online foram pagos através do PayPal. No último ano, foram realizados 514 657 pedidos do documento. A tecnologia permitiu aos cidadãos sem conta bancária em Portugal fazerem o pedido do certificado, evitando deslocações aos serviços presenciais.
Mais recentemente, em agosto, o pedido do registo criminal online também passou a aceitar o MBway, tendo sido realizados 97 225 pagamento através desta modalidade, que é a requerida por 60% dos interessados no documento. Ao JN, Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) nota ainda que foram consumados 323 997 pagamentos com sucesso no multibanco e 54 924 através do cartão de crédito.