Mais de 50 mil eleitores estão inscritos para votar antecipadamente em mobilidade nos concelhos de Lisboa e Porto. Adesão é a mais alta de sempre: mais de 333 mil cidadãos optam por votar antes de 18 de maio.
Corpo do artigo
Começa este domingo a ser votado o futuro do país, e só nos concelhos de Lisboa e do Porto há mais de 50 mil eleitores inscritos para votar antecipadamente em mobilidade. O que corresponde a cerca de 15% dos mais de 333 mil eleitores que pediram para votar uma semana antes das eleições de 18 de maio. As urnas abriram às 8 horas e deverão fechar às 19 horas.
No concelho de Lisboa são cerca de 37 mil os eleitores inscritos, mais 10 mil que nas legislativas anteriores. À semelhança do ano passado, a Cidade Universitária é a única assembleia de voto aberta no concelho lisboeta. Mas o valor mais elevado de inscritos fez com que fossem abertas 123 secções de voto, mais 24 que em março de 2024, para evitar filas.
As mesas de votos vão estar distribuídas por sete edifícios daquele campus universitário - nas faculdades de Psicologia, de Direito, de Letras e de Ciências (pavilhões C6 e C8), bem como na Cantina Velha e na Aula Magna da Universidade de Lisboa - onde vão estar 190 colaboradores durante o processo eleitoral, adiantou, ao JN, fonte da Câmara Municipal de Lisboa. A organização prevê uma média de 300 eleitores por mesa.
30 mesas no Rosa Mota
Já no Porto, são esperados 13.126 eleitores dos vários círculos eleitorais, segundo a autarquia. O voto antecipado decorre no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, nos Jardins do Palácio de Cristal, onde estarão concentradas todas as 30 mesas de voto do município, um número suficiente para que a votação “decorra com normalidade”.
Os eleitores inscritos no Porto podem consultar a respetiva mesa de voto aqui. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, também deverá votar antecipadamente à tarde, pelas 16.30 horas.
Nunca houve tantos cidadãos a pedir o voto antecipado: são 333.347 os eleitores que podem deslocar-se este domingo às urnas no município que escolheram no momento da inscrição. O maior número de inscrições concentra-se nos distritos de Lisboa, seguido do Porto e Setúbal.
O voto em mobilidade destina-se exclusivamente a eleitores recenseados em território nacional e que se inscreveram para votar no local à sua escolha, em qualquer município do continente ou das regiões dos Açores e da Madeira. A nível internacional, o voto funcionou de outra forma e noutros prazos.
Quem se inscreveu no voto antecipado, mas não conseguiu votar hoje, pode fazê-lo dia 18, na assembleia de voto onde está recenseado.