Mais de cinco mil jovens de nacionalidade portuguesa inscreveram-se no Corpo Europeu de Solidariedade, um programa lançado pela União Europeia e que se destina a jovens entre os 17 e os 30 anos.
Corpo do artigo
Segundo a Agência Erasmus+ Juventude em Ação, no âmbito do "Corpo Europeu de Solidariedade", os jovens podem realizar projetos de voluntariado, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e de comunidades de toda a Europa.
Os dados são divulgados a propósito do Dia Internacional da Solidariedade, que se assinala esta quinta-feira.
A plataforma europeia que gere este programa recebeu um total de 5232 inscrições de jovens de nacionalidade portuguesa, número que coloca Portugal no top 5 europeu das nacionalidades com mais inscrições.
Ainda segundo a Agência Erasmus+, os jovens portugueses inscritos são dos mais contactados para integrarem projetos relacionados com diversas áreas, nomeadamente com a proteção do ambiente, educação, receção e integração de refugiados ou com a prevenção, preparação e recuperação em caso de catástrofes naturais.
Os jovens podem inscrever-se a partir dos 17 anos, mas só podem participar num projeto depois de fazer 18 anos.
Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e 12 meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.
Em comunicado a Agência Erasmus explica ainda, que, como resultado da primeira ronda de projetos aprovados - 2018 - quase 1,5 milhões de euros serão investidos em projetos do "Corpo Europeu de Solidariedade", liderados por organizações portuguesas.