Os portugueses gastaram 1714 milhões de euros em raspadinhas em 2022, o que representa mais de metade do total das vendas brutas dos Jogos Santa Casa. Já o Placard perdeu terreno e registou o pior resultado desde 2016. Ficaram por reclamar 9,3 milhões de euros em prémios.
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Há cada vez mais adeptos de raspadinhas e os números refletem essa tendência de crescimento. Os gastos com as lotarias instantâneas representam mais de 56% das vendas brutas dos Jogos Santa Casa. Em 2022, os portugueses gastaram 1714 milhões de euros neste jogo, segundo o relatório e contas dos jogos da Santa Casa, que só agora foi publicado. O número já está próximo do resultado alcançado em 2019, antes do início da pandemia (1718 milhões). Mais: todos os restantes jogos (apostas mútuas e lotaria nacional) renderam 2204 milhões de euros – apenas mais 490 milhões do que o faturado com as raspadinhas. O Euromilhões e o M1lhão continuam a ser os segundos jogos favoritos dos portugueses (646 milhões). Contudo, nestes dois jogos as apostas sofreram uma quebra de 42 milhões de euros (6,2%) face a 2021.
E não são os únicos a perder terreno. O Totobola rendeu menos 20,1% de receitas e o Placard 0,8%. O jogo de apostas desportivas à cota registou o pior resultado desde 2016. O crescimento da oferta deste tipo de apostas online poderá ter contribuído para o resultado.