Mais de um quarto das crianças de famílias monoparentais em privação material
No ano passado, havia mais menores em privação material e social, duplicando a proporção face a 2021 quando um dos progenitores tinha um curso superior. Um quinto das crianças sem acesso a uma semana de férias por ano fora de casa
Corpo do artigo
No ano passado, 28,4% das crianças até aos 15 anos de idade que viviam em famílias monoparentais estavam em privação material e social, taxa medida pelo acesso, por exemplo, a férias ou a uma refeição de carne ou peixe. Num agravamento de 8,6 pontos percentuais (pp) face a 2021, seguindo-se as crianças em agregados com dois adultos e duas crianças (23,3%, + 9,9 pp).
Os resultados na manhã desta quinta-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos às condições de vida das crianças, mostram ainda que há mais menores sem possibilidade de usufruírem de uma semana de férias, por ano, fora de casa. E que, em contraciclo, há mais crianças naquela condição mesmo com um dos progenitores com formação superior, mais do que duplicando para 18,5%.