Foram confirmados mais dois casos de sarampo, elevando para 68 o número de doentes afetados pelo surto cujo foco foi detetado no Hospital Santo António, no Porto.
Corpo do artigo
Dos 68 casos de sarampo confirmados (60 dos quais são profissionais de saúde), 19 estão curados, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado divulgado esta sexta-feira.
Há 32 casos que estão a aguardar confirmação laboratorial e 116 análises foram negativas.
9187593
Os doentes infetados são todos adultos, na maioria (38) mulheres. Oito não estavam vacinados contra a doença e 7 tinham o esquema vacinal incompleto.
Este surto teve início no Hospital de Santo António, no Porto. Todos os casos confirmados são da região do Porto, à exceção de uma mulher, de Pombal (Leiria), que esteve em contacto com um homem francês "que se pensa ser um dos casos iniciais, que adquiriu a infeção fora de Portugal".
No ano passado, Portugal teve dois surtos simultâneos de sarampo (num total de 29 casos), que chegaram a provocar a morte de uma jovem de 17 anos.
A Direção-Geral da Saúde aconselha ainda a "quem esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas" que ligue para a Linha Saúde 24 (número 808 24 24 24). Os sintomas sugestivos de sarampo são febre, erupção cutânea, conjuntivite, congestão nasal e tosse.