A rede Abem voltou a crescer, este ano, e já chega a mais três concelhos, garantindo medicamentos gratuitos a milhares de famílias carenciadas.
Corpo do artigo
Os novos beneficiários residem nos municípios de Arcos de Valdevez e de Espinho e em Ares de Pinhal, no concelho de Mação. O programa nacional conta com 194 entidades referenciadoras em todo o país, nomeadamente autarquias, Cáritas, misericórdias e instituições particulares de solidariedade social (IPSS).
No entanto, para poder ajudar quem mais precisa, o programa Abem, da Associação Dignitude, necessita de donativos. A partir desta segunda-feira, arranca mais uma campanha Dê Troco a Quem Precisa, que decorre até ao próximo dia 20 em mais de 500 farmácias de todo o país, incluindo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Ao comprar artigos ou medicamentos nas farmácias associadas, basta doar o troco ou oferecer o valor que desejar. Também é possível fazer donativos através da página de internet do programa Abem.
Um terço de idosos
O programa da Associação Dignitude teve início em 2016 e já apoiou mais de 39 mil beneficiários com vulnerabilidade económica a adquirir os fármacos de que necessita. Nesse período, foram dispensados cerca de três milhões de embalagens de medicamentos. O objetivo do programa é evitar que as pessoas carenciadas deixem de fazer as terapias de que necessitam por insuficiência financeira.
Essa carência é comprovada através das entidades parceiras locais, nomeadamente as IPSS, as autarquias, a Cáritas e as misericórdias, que referenciam munícipes e utentes para o programa. Aos beneficiários, é atribuído o cartão Abem e só têm de apresentá-lo numa farmácia para adquirir os medicamentos comparticipados prescritos, sem qualquer custo.
No final do ano passado, a rede Abem dispunha de 1165 farmácias associadas. Até então, 57% dos beneficiários eram do sexo feminino e 43% eram homens. Cerca de 40% tinham entre 41 e 64 anos e um terço possuíam mais de 65 anos. O apoio da Dignitude chega, também, a crianças e jovens com menos 18 anos.