A cidade de Beja recebe na manhã desta quinta-feira uma manifestação de agricultores organizada pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).
Corpo do artigo
A concentração está marcada para as 10 horas, no Parque de Estacionamento de Feiras e Exposições de Beja, sendo a quinta ação convocada pela CAP deste o início de 2023.
Apesar da chuva que se tem feito sentir ao longo da manhã, antes da hora prevista havia já muitos tratores no local de concentração. Os acessos a Beja estão totalmente fechados para quaisquer viaturas sem ser máquinas agrícolas para a manifestação, que o presidente da CAP diz ser a maior das cinco até agora organizadas
Trata-se de um protesto contra várias situações que afetam o setor e está integrado num conjunto de ações já realizadas em Mirandela, Castelo Branco, Portalegre e Caldas da Rainha. Estas manifestações têm sido promovidas com o mote "Contra a incompetência de quem nos governa", contestando um leque de situações, em que um dos principais focos é a decisão do Governo de transferir as competências das Direções Regionais de Agricultura (DRA) para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2023/03/protesto_cap_20230309142822/mp4/protesto_cap_20230309142822.mp4
Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura, marcou presença na manifestação, concretizando uma posição que o socialista já havia assumido publicamente. "Estou aqui a título pessoal, apoiando os agricultores do meu concelho que tão massacrado tem dindo nos últimos 20 anos. É urgente que Governo e agricultores se entendam para bem da agricultura nacional e a regional em particular", disse ao JN.
As ações de protesto começaram em janeiro e têm consistido em marchas lentas de tratores e de agricultores, que depois convergem nas sedes das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, e têm tido o apoio de diversas associações do setor.
NERBE/AEBAL manifesta total solidariedade.
Em comunicado o NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral - manifestou total solidariedade e apoio para com os empresários agrícolas e para com a manifestação organizada pela Confederação de Agricultores de Portugal e as Associações Regionais que a ela se juntaram. O NERBE/AEBAL apelou à participação de todos os seus associados na manifestação promovida pelos empresários agrícolas para que se possa consciencializar o Governo para as dificuldades com que todo o tecido empresarial se debate no seu dia-a-dia.