Candidato presidencial dedica quatro dias de contactos com as populações na região do Minho.
Corpo do artigo
A maratonista portuguesa que se tornou campeã mundial em 1995, depois de se ter sagrado campeã europeia um ano antes, foi a escolha de António José Seguro para mandatária da sua candidatura à Presidência da República pelo distrito de Viana do Castelo, de onde a atleta é natural.
"É um exemplo notável de dedicação, perseverança e excelência", destaca o candidato para justificar a opção por Manuela Machado, reforçando o facto de ter elevado o nome de Portugal "aos mais altos palcos do desporto mundial".
Mas não é apenas a conotação com um desempenho singular de alguém que notabilizou o país. António José Seguro recorre ao percurso da maratonista para através dele demonstrar também a que públicos quer chegar.
"O seu estilo de corrida, marcado por uma impressionante resistência e determinação inabalável, inspirou gerações de jovens atletas, sobretudo mulheres, a acreditar que o esforço e o trabalho árduo podem transformar sonhos em conquistas reais."
Acredita que Manuela Machado correrá agora a seu lado outra maratona, "em prol de um país mais justo, solidário e próximo de todos os portugueses".
No momento de anunciar a mandatária, nesta quarta-feira, em Viana do Castelo, Seguro deverá também enaltecer-lhe a "coragem", a "humildade" e o "amor à terra e às pessoas".
O nome de Manuela Machado é o terceiro entre os mandatários distritais de Seguro a ser conhecido. No início desta semana foi revelado o da Guarda - José Prata, empresário e "homem ligado a associações locais". Em Évora, a mesma função foi atribuída a Miguel Bastos Araújo, investigador e académico.
A agenda do candidato reserva quatro dias para o Minho, estando previstos contactos com a população e emigrantes, e visitas às áreas atingidas pelos incêndios. Na quinta e sexta-feira serão dias para reuniões com empresários, bem como uma deslocação a Celorico de Basto. No sábado, será a vez da presença nas festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.