O presidente da República afirmou esta quarta-feira à tarde que ficou a saber da composição do Executivo pela comunicação social. Fonte de Belém confirma que a audiência com António Costa foi cancelada. A lista do novo Governo será divulgada em breve no site da Presidência da República.
Corpo do artigo
Estava previsto Marcelo Rebelo de Sousa ter uma audiência esta noite com o primeiro-ministro, que apresentaria a lista com os nomes do novo Governo, no Palácio de Belém. Mas o chefe de Estado deixou em aberto a possibilidade de cancelamento antes de se dirigir para o Pátio da Galé, em Lisboa, onde estaria com António Costa.
"Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social" da composição do novo Governo, explicou o chefe de Estado ainda à porta do Palácio do Belém, visivelmente incomodado. Se "for correta [a lista], dispensa-se uma audiência", antecipou.
Na cerimónia que assinalou o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no Pátio da Galé, o presidente da República é visto a falar com António Costa.
No final, em declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro diz que é "natural" que Marcelo Rebelo de Sousa tenha ficado incomodado com a divulgação antecipada dos novos ministros.
Fonte de Belém confirmou ao JN que a lista do novo Executivo foi entregue e estará brevemente disponível no site da Presidência da República.
14704748
Durante o dia tem sido divulgado, na comunicação social, quem ficará a cargo de cada ministério.
"No caso de a lista ser correta, até facilita a minha vida porque assim mais rapidamente estou à vontade. A sessão [das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril] vai ser longa e depois temos um concerto. Se for correta, a lista está feita, está feita", disse Marcelo Rebelo de Sousa, antes de falar com Costa no Pátio da Galé.
A data de tomada de posse do novo Governo foi anunciada pelo presidente da República, durante uma visita de Estado a Moçambique. Já a entrega da lista dos nomes do Executivo foi revelada por Costa, que apontou que o calendário era muitas vezes ajustado por ambos, conforme as "vicissitudes". Na manhã desta quinta-feira, o primeiro-ministro estará em Bruxelas numa cimeira extraordinária da NATO e depois à tarde num encontro do Conselho Europeu.
A "CNN Portugal" noticiou que Costa iria convidar os ministros o mais próximo da data de entrega da lista ao presidente da República para evitar fugas de informação. O que acabou por não acontecer e resultou no cancelamento da audiência em Belém por Marcelo Rebelo de Sousa, prevista para esta quarta-feira à noite.


