Uma centena de professores de vários colégios com contrato de associação do Norte receberam o presidente da República e o primeiro-ministro, esta quinta-feira, no Porto.
Corpo do artigo
O presidente da República e o primeiro-ministro foram recebidos à porta do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto com vários cartazes e o slogan "Liberdade de aprender e ensinar, igualdade de oportunidades". Os docentes dirigiram a António Costa a frase de ordem "Escola Pública". Marcelo Rebelo de Sousa ouviu aplausos.
Ricardo Ferreira, professor do Externato Infante D. Henrique, de Braga, um dos manifestantes, contesta a decisão do Governo em apertar com os contratos de associação. "A nossa ideia é tentar sermos ouvidos. Cinquenta e sete por cento destas escolas estão impedidas de abrir novas turmas no 5.º, 7,.º e 10.º anos, no início de setembro", disse ao JN.
Questionado sobre o assunto, António Costa reafirma que "os contratos que existem vão ser integralmente cumpridos".
O presidente da República e o primeiro-ministro estão, esta tarde, no i3S, o maior centro de investigação em áreas da saúde do país, para a inauguração formal deste equipamento que reúne três dos mais importantes centros científicos da Universidade do Porto.
Na manifestação estão representantes da Didáxis (Famalição), Externato Infante Dom Henrique (Braga), Colégio Santa Maria de Lamas (Santa Maria da Feira), Externato Delfim Ferreira (Famalicão) e Instituto Nuno Álvares (Santo Tirso).