O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta madrugada com o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, e ambos reiteraram a importância de boas relações bilaterais.
Corpo do artigo
Esta informação consta de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet.
"Na sequência da mensagem de felicitações ontem [domingo] enviada, o Presidente da República falou telefonicamente, ao início da madrugada de Lisboa, com o Presidente eleito do Brasil Lula da Silva, tendo ambos reiterado a importância das boas relações entre os dois povos e os dois países irmãos", lê-se na nota.
No domingo, logo após o Tribunal Superior Eleitoral (STE) do Brasil ter dado a segunda volta da eleição presidencial como matematicamente definida, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Lula da Silva pela vitória sobre o Presidente brasileiro em exercício, Jair Bolsonaro.
Numa mensagem divulgada cerca das 23 horas em Portugal continental, o chefe de Estado português felicitou Luiz Inácio Lula da Silva e manifestou "a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados".
Marcelo Rebelo de Sousa já tinha anunciado antes desta eleição a intenção de estar presente na posse do próximo Presidente do Brasil, em 1 de janeiro de 2023, em Brasília.