Figuras do Estado trocam presentes com Francisco, com o primeiro-ministro e o presidente da Aseembleia da República.
Corpo do artigo
Presépio de barro
O presidente da República ofereceu ao Papa Francisco, como prenda oficial, um presépio de barro de Estremoz, artesanato classificado pela UNESCO como património cultural da humanidade. Já a título pessoal, entregou um registo de São Francisco de Assis, uma peça do século XIX. O Papa Frncisco presenteou o chefe de Estado com uma nedalha comemorativa da JMJ e, a título pessoal, um medalhão de ouro do pontificado.
Medalhas papais
O primeiro-ministro entregou três presentes a Sua Santidade: uma escultura de São Francisco de Assis, uma peça de olaria de Mafra e da autoria do mestre José Franco. A obra completa de Manuel Antunes, padre jesuíta e, ainda, o livro Santuários Marianos, coordenado por José Sá Fernandes, o coordenador dos projetos da JMJ. O Papa ofereceu a António Costa um tríptico de medalhas papais referente ao décimo ano de pontificado e livros religiosos.
Salva de Prata da AR
Já Augusto Santos Silva ofereceu a Sua Santidade uma Salva de Prata da Assembleia da República com o escudo da república e as letras AR. Do Papa Francisco, recebeu um conjunto de medalhas pontifícias e um conjuno de livros da sua autoria em edição portuguesa.