O presidente da República promulgou, esta quinta-feira, o diploma do Governo que cria o "Eurosorteio", um jogo europeu que, em Portugal, será impulsionado pela Santa Casa da Misericórdia. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa alertou para o problema do vício.
Corpo do artigo
"Não obstante a recentemente evidenciada problemática da adição ao jogo, que deveria normalmente levar a menor e não a maior oferta, bem como a experiência passada em que novos jogos provocaram uma queda de outros anteriores, mas considerando igualmente os objetivos eminentemente sociais das receitas recolhidas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que deveriam também ser canalizadas para o tratamento e prevenção de comportamentos aditivos, o presidente da República promulgou o diploma", lê-se na página da Presidência.
Desta forma, o chefe de Estado confirma a criação do jogo "Eurosorteio" e "autoriza a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a proceder à respetiva exploração em regime de exclusividade para todo o território nacional".
O Governo aprovou recentemente o novo jogo, que também estará disponível noutros sete países da União Europeia, entre eles Espanha e França. O primeiro sorteio está previsto para 6 de novembro, sendo que, o registo das apostas começa na semana anterior, a 30 de outubro.
O que é o "Eurosorteio"?
No boletim, os jogadores deverão escolher uma combinação de seis números de um a 40, bem como um número “dream” de um a cinco. Se o apostador acertar nos seis números e no número “dream” ganha o valor mais alto. Cada aposta simples custará 2,50 euros.
Os sorteios serão realizados semanalmente, todas as segundas e quintas-feiras. O boletim ficará disponível na rede dos mediadores dos Jogos Santa Casa, no site ou na app Jogos Santa Casa (JSC).
Os prémios não são instantâneos, particularidade que, na visão do Governo, vai mitigar a adição ao jogo. Na prática, o apostador vai obter ganhos mensais: os prémios serão repartidos por seis categorias diferentes, que variam entre 2,50 euros e 20 mil euros por mês durante 30 anos (cerca de 7,2 milhões de euros).
O segundo prémio - seis números corretos -, corresponde a um valor de 2 mil euros por mês durante cinco anos. Para ganhar o prémio mais baixo (2,50 euros) o apostador terá de acertar pelo menos dois números.