Mariana Carvalho venceu as eleições da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) que decorreram, este sábado, em Santa Maria da Feira. A atual presidente renova assim o mandato e estará, por mais dois anos, à frente do órgão que representa os pais junto do Governo e das diversas organizações.
Corpo do artigo
Líder nacional e presidente da federação de São João da Madeira, Mariana Carvalho venceu as eleições para os órgãos nacionais da Confap contra Carlos Gonçalves, antigo representante dos pais de Vila Nova de Gaia, que se candidatou pela primeira vez. A lista B, encabeçada pela dirigente de 41 anos, obteve 179 votos contra 134 da lista A.
"Agradeço a confiança na liderança, o reforço do associativismo e a preserverança dos associados. Existir outra lista é sempre benéfico para fomentar a partilha de opiniões e a discussão de novas ideias", afirmou ao JN. A presidente garantiu que a "Confap não se fecha em si própria" e que "estará disponível para estreitar relações e proximidade entre as associações de pais" de todo o país.
Saúde mental como prioridade
A saúde mental é a grande prioridade da líder dos pais. “Vamos retomar [as negociações] com o ministério para solicitar a existência de gabinetes de apoio ao aluno e à comunidade educativa com foco na saúde mental e emocional”.
Definindo-se como uma pessoa agregadora, Mariana Carvalho quer garantir um "movimento forte e coeso" e recuperar práticas que desapareceram com a pandemia, como o regresso dos pais à escola. "Enquanto houver uma escola que não tenha associação de pais, o nosso trabalho não está bem feito".
A dirigente da Confap quer ainda trabalhar a formação e capacitação dos pais, em áreas como a fiscalidade e contabilidade das associações, os pais representantes de turma, a inclusão ou as tecnologias.