A Marinha portuguesa conta, a partir desta terça-feira, com um espaço onde a lei está suspensa e que permite, por isso, fazer experiências tecnológicas inovadoras. Situada em Tróia, Setúbal, a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) do país servirá para a Marinha testar sistemas de segurança e defesa não tripulados e outras tecnologias em ambientes de subsuperfície, superfície (terrestre e molhado) e aéreo. A cerimónia terá a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Gouveia e Melo.
Corpo do artigo
Já houve 12 manifestações de interesse para criar zonas livre tecnológicas em Portugal, sendo que uma delas irá nascer em Matosinhos e já está a ser desenvolvida. Desses pedidos, um é criado esta terça-feira, sete têm parecer favorável da Agência Nacional de Inovação (ANI), dois receberam uma avaliação desfavorável e outros dois estão em análise, revelou Joana Mendonça, presidente da organização ao JN.
"A criação das ZLT pretende posicionar Portugal no contexto internacional de I&I [Investigação e Inovação]", resumiu Joana Mendonça. Esse caminho faz-se criando condições especiais para o desenvolvimento de tecnologias de ponta "que, de outra forma, não poderiam ser testadas devido a constrangimentos de natureza regulatória", frisou.
Atrair investimento
No centro das prioridades da criação das ZLT está o teste e licenciamento de tecnologias emergentes que tenham "forte impacto societal na dupla transição verde e digital". Ao ajudar o país a tornar a sua indústria de I&I "mais competitiva e alinhada com as iniciativas europeias", a expectativa é de que estas zonas também promovam o conhecimento e atraiam investimento estrangeiro.
Joana Mendonça realçou que a nova Agenda Europeia para a Inovação, adotada pela Comissão Europeia, vê as ZLT como "motor" das inovações e experiências tecnológicas. Qualquer entidade pode propor a criação de zonas, sendo que dois dos principais critérios são o potencial de inovação e o interesse público.
Além da presença de Gouveia e Melo, também a ministra da Defesa, Helena Carreiras, e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, estarão esta terça-feira em Tróia para a inauguração da ZLT Infante D. Henrique. Será feita uma demonstração naval de alguns dos drones que serão testados no novo espaço.