A candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, considerou esta segunda-feira que a Cavaco Silva "faltou-lhe apenas ser presidente da República", acusando o atual chefe de Estado de ter falhado em várias áreas.
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita a uma escola em Vila Nova de Gaia, Marisa Matias criticou aquele a quem pretende suceder em Belém e foi perentória: "Ao atual presidente da República faltou-lhe apenas ser presidente da República na ciência, na cultura, na educação, na saúde, em todas as áreas".
"Cavaco Silva falhou na ciência, na investigação, na saúde, na educação, na cultura, em tudo o que eram áreas essenciais e consagradas pelos direitos sociais", reiterou.
A candidata do BE tinha estado hoje no Centro de Investigação - i3S, no Porto, tendo lamentado "um massacre na área da ciência e da investigação" com o último Governo.
"Falamos de um sistema em que Portugal avançou muito durante alguns anos e nos últimos quatro anos sofreu cortes enormes. Um sistema que, além do mais, é um dos pilares fundamentais da democracia, e a portuguesa não é exceção, e que toca muitas áreas", disse, realçando que se trata de um dos "centros de excelência do mundo inteiro, não apenas de Portugal, com áreas de investigação absolutamente inovadoras".
Marisa Matias reuniu-se com investigadores do centro e aos jornalistas alertou para a falta de vínculos laborais e para a precariedade a que estes estão sujeitos.