Marisa Matias, 39 anos, eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE) desde 2009, deverá ser a candidata apoiada pelo Bloco às presidenciais de janeiro.
Corpo do artigo
A notícia foi avançada esta sexta-feira à noite pela SIC Notícias e deverá ser confirmada na Mesa Nacional de domingo, onde a atual situação política nacional e as presidenciais estarão em debate.
Esta será a quinta candidatura a aparecer do lado da Esquerda.
Do lado socialista, o primeiro a avançar foi Henrique Neto, 79 anos, militante socialista, que anunciou a sua candidatura a 25 de março. O segundo a entrar na corrida foi o ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa, que tem o apoio dos ex-presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio, mas suscitou muitas dúvidas dentro do partido.
Esta terça-feira, foi a vez de Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS, formalizar a sua candidatura, numa sala cheia de socialista e com apoios de peso como Manuel Alegre, Almeida Santos e Jorge Coelho. Mas nenhum dos três vai ter, à primeira volta, o apoio do PS, que decidiu não apoiar nennhum candidato.
Quinta-feira, foi a vez do deputado comunista na Assembleia Legislativa da Madeira, Egdar Silva, 53, anunciar a sua candidatura a Belém, até agora o único com o apoio de um partido, o PCP.
Esta semana, Rui Rio e Alberto João Jardim, ambos militantes do PSD, afastaram-se da corrida, deixando caminho aberto a Marcelo Rebelo de Sousa, o único candidato à Direita que avançou para já e que amanhã, sábado, fará o seu primeiro comício no Mercado Ferreira Borges, no Porto.