O primeiro-ministro convidou os candidatos presidenciais para participarem na reunião do Infarmed, terça-feira, onde serão decididas novas restrições devido à covid-19. Marisa Matias já confirmou ao JN que aceitou o convite que lhe foi endereçado por António Costa, tal como João Ferreira, Ana Gomes e Tiago Mayan Gonçalves.
Corpo do artigo
O gabinete de António Costa confirmou, por sua vez, ao JN o convite a "todos os candidatos" para participarem. Enquanto presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa participa sempre, assim como o deputado André Ventura, candidato do Chega, recorda ainda. Até à fase das perguntas, a sessão tem sido aberta e pode ser acompanhada através das redes sociais e comunicação social.
Ana Gomes cancelou agenda de domingo
A candidatura de Marisa garantiu já que participará. E a de Ana Gomes manifestou ao JN a mesma intenção. Fonte desta candidatura adiantou ainda que Ana Gomes cancelou toda a agenda deste domingo devido à proibição de circulação entre concelhos e ao agravamento da pandemia, o que tornava inviável a realização das iniciativas previstas no distrito de Setúbal, tratando-se de concelhos de risco muito elevado.
Entretanto, a candidatura de Tiago Mayan Gonçalves também confirmou depois presença na reunião do Infarmed de terça-feira "que será virtual", enquanto João Ferreira, candidato apoiado pelo PCP, respondeu positivamente ao convite após ter alterado compromissos assumidos para esse dia. Tino de Rans não tinha ainda recebido o convite, segundo disse ao JN, mas garante que aceitará.
As candidaturas estão assim a reorganizar as suas agendas para o terceiro dia de campanha oficial de forma a participarem na reunião do Infarmed.
O primeiro-ministro retomou este sábado as reuniões que convocou de emergência com os partidos para discutir e decidir novas medidas e restrições a aplicar nos próximos dias, na sequência do agravamento do número de casos de coronavírus. O Executivo aguarda pela reunião de terça-feira do Infarmed para tomar uma decisão.