Comissão de honra de Marques Mendes passa a contar com o reitor da Universidade do Porto, que se junta ao de Coimbra e da UTAD.
Corpo do artigo
O reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, juntou-se aos apoiantes do candidato presidencial Luís Marques Mendes e vai integrar a comissão de honra da candidatura. Torna-se, assim, no terceiro reitor universitário em exercício de funções a juntar-se à equipa do ex-presidente do PSD.
António Sousa Pereira, médico, é igualmente apoiante da candidatura do socialista Manuel Pizarro - médico, também, e ex-ministro da Saúde - a presidente da Câmara do Porto. Mas as suas ligações ao PS não ficam por aqui. O reitor consta da lista de membros do Conselho Estratégico criado pelo secretário-geral do partido, José Luís Carneiro, e apresentado na última terça-feira, em Lisboa.
Entre os reitores que já manifestaram o apoio público a Marques Mendes está o da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, bem como o da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, ambos com assinatura firmada na comissão de honra.
Mas o envolvimento da comunidade académica na candidatura presidencial do antigo comentador político inclui outras personalidades. É o caso do presidente do Instituto Politécnico de Viseu, que é mandatário no distrito.
Em Castelo Branco, o mandatário distrital é outra figura ligada ao Ensino Superior. Trata-de se Mário Raposo, ex-reitor da Universidade da Beira Interior (UBI).
Fontaínhas Fernandes, antigo reitor da UTAD, foi a opção de Marques Mendes para seu mandatário no distrito de Vila Real.
Entre a comunidade ligada ao meio académico e científico, o candidato presidencial apoiado pelo PSD conta também com um ex-secretário de Estado do Governo de António Costa. Trata-se de Sobrinho Teixeira, antigo deputado do PS, que tutelou a pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi presidente do Instituto Politécnico de Bragança e é o mandatário distrital.
Ausência no Pontal
Luís Marques Mendes não deverá participar na festa do PSD do Pontal, dia 14 de agosto, no Algarve, de acordo com fonte oficial da candidatura. E também não tem definida uma agenda para os próximos dias, mas não abdicará de intervir quando entenda oportuno ou de aceder a convites pontuais para festas de verão.