A passagem da tempestade Elsa e da depressão Fabien por Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, em 2019, causou prejuízos superiores a 400 mil euros, sobretudo em infraestruturas públicas e do domínio hídrico, anunciou, esta terça-feira, o município.
Corpo do artigo
"Ainda que até ao momento não tenha sido criada uma linha de apoio específica de apoio pelo Governo para fazer face aos prejuízos provocados pelas tempestades de dezembro, e ainda que não tenhamos sido dos concelhos mais atingidos, é importante dar nota ao Ministério da Administração Interna dos danos diretos causados pela tempestade", afirma, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
Segundo a autarquia, a situação mais grave foi o desabamento de terra, ao longo de 90 metros, na Estrada Municipal 537, na ligação entre a localidade de Bairrada e o concelho de Mação, que está encerrada ao trânsito desde o dia 20 de dezembro de 2019.
"As obras de drenagem, de reposição do material e desassoreamento da ribeira da Pracana, com remoção de detritos, estão orçadas em 95 mil euros. Também a Ponte Romana sobre a ribeira da Pracana, perto de São Pedro de Esteval, sofreu danos avultados, sendo necessário restaurar pavimentos e muros, obras orçadas em 75 mil euros", lê-se na nota.
11645300
A praia fluvial do Malhadal, o percurso pedestre 7 da Rota dos Estevais (entretanto interdito) e arranjos em várias estradas municipais e linhas de água, completam o inventário realizado pelo serviço de proteção civil do município, em colaboração com as juntas de freguesia do concelho.
João Lobo explica que a autarquia já está no terreno a resolver as situações mais urgentes.
11735003