O estado de tempo em Portugal esta semana será condicionado pela proximidade de vários centros de baixas pressões que resultarão em episódios de chuva, por vezes forte e persistente, ao longo de todo o território, com tendência a perder intensidade à medida que nos aproximamos do fim de semana.
Corpo do artigo
Há também possibilidade de queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela e do Nordeste Transmontano, pelo menos entre hoje e a madrugada de sexta-feira, aponta Joana Campos, geógrafa e redatora de notícias da Meteored Portugal.
É expectável que um sistema frontal associado a uma depressão, resulte em mais chuva, a partir das últimas horas da manhã de quarta-feira, especialmente no Sul do país, que poderá estender-se ao Centro e Norte, com períodos de chuva moderada a forte.
Quanto ao vento, a velocidade de rajada aumentará nas próximas horas, devendo o litoral alentejano registar valores acima dos 70 km/h, assim como as terras altas do Norte e Centro.
Ainda assim, prevê-se que estes sejam os valores mais elevados da semana.
Em relação às temperaturas, as mínimas irão diminuir de forma gradual até sexta-feira, podendo neste dia serem registados valores de -4ºC no Nordeste Transmontano e -5ºC nas cotas mais elevadas da Serra da Estrela. Já as máximas irão oscilar durante toda a semana, especialmente na faixa interior do país, onde o valor mais baixo deverá ser de 6ºC em Bragança.