DGS pediu parecer à Ordem sobre eficácia da ivermectina. Há médicos que já o prescrevem.
Corpo do artigo
O Conselho Nacional da Política de Medicamento da Ordem dos Médicos está a analisar a possibilidade da utilização de ivermectina no tratamento dos doentes com covid-19, a pedido da Direção-Geral da Saúde. A avaliação foi confirmada ao JN pelo bastonário Miguel Guimarães, que espera ter um parecer na próxima semana.
A ivermectina é um antiparasita de largo espetro usado em animais e humanos. Uma das aplicações mais frequentes é o seu uso no tratamento da cegueira do rio e no combate aos piolhos. E voltou a ser notícia há um ano, quando um estudo australiano o indicou como promissor para tratar a covid-19.
A sua apresentação mais comum em Portugal é em pomada. Mas também há farmácias que a vendem como medicamento manipulado nas doses prescritas pelos médicos. No final do ano passado, um grupo de clínicos pediu ao Ministério da Saúde a sua inclusão nos tratamentos da covid-19.
Apesar de a utilização não ser consensual, há médicos portugueses a prescrever a ivermectina como tratamento e até para ser tomado de forma profilática contra a infeção provocada pelo SARS-CoV-2.
Segundo Miguel Guimarães, este procedimento não vai contra as boas práticas médicas. "A prescrição "off-label" (fora das indicações aprovadas) existe, faz parte das regras desde que os doentes estejam informados e aceitem fazer a medicação", explicou. O médico considerou "louvável" o esforço dos colegas em "encontrar uma solução" e lembrou que os medicamentos mais promissores no início da pandemia acabaram por não se revelar eficazes.