Programa de Intercâmbios Clínicos traz alunos de medicina estrangeiros a Portugal durante um mês. Este ano, de acordo com a ANEM, Portugal vai receber 376 alunos para estágios de curta duração. Cerca de 180 chegam em agosto, mas também há portugueses a partir.
Corpo do artigo
Sentada ao lado da médica Maria do Bom-Sucesso, Bárbara Gimenez ouve atentamente as explicações da oncologista pediátrica sobre as consultas agendadas para o dia. Na ala de neurologia, Dalia Mohamed acompanha o médico numa ronda pelos doentes internados. Ambas estudam medicina: uma no Brasil, outra no Egito. E escolheram o Hospital de S. João, no Porto, para estagiar no âmbito do Programa de Intercâmbios Clínicos. Todos os anos, ao abrigo do projeto, alunos de medicina de todo o mundo chegam a Portugal para um estágio de um mês num hospital público. Os alunos portugueses também vão para outros países.
O programa, dinamizado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) no âmbito da International Federation of Medical Students Associations, existe há já 40 anos em Portugal. Recebe candidaturas de alunos estrangeiros para estágios durante todo o ano (com exceção de abril e dezembro), mas com maior incidência nos meses de verão. Os estudantes vêm, por exemplo, do Brasil, da Croácia, da Hungria, de Marrocos e da Polónia.