Um estandarte com a silhueta da Nossa Senhora de Fátima e com palavras alusivas à Mensagem de Fátima foi apresentado esta segunda-feira de manhã, em Lisboa, e vai ser distribuído por todo o país com o propósito de envolver os portugueses e os católicos nas comemorações do Centenário das Aparições e na visita do Papa Francisco à Cova da Iria.
Corpo do artigo
Tal como aconteceu no Europeu de Futebol de 2004, com a bandeira nacional, a ideia é que, durante o período da comemorações, as pessoas coloquem os estandartes "nas janelas de suas casas, nas fachadas e montras das lojas, numa demonstração de fé e de esperança na mensagem de Maria", explicou ao JN a mentora do projeto, Assunção Sá da Bandeira.
Ao mesmo tempo, os portugueses que se associarem a este desafio, estão a contribuir com 30 por cento do valor da venda do estandarte (9,99 euros) para o Centro de Ação Social do Santuário de Fátima. Os responsáveis do espaço mariano, de resto, "acarinharam e incentivaram" o projeto desde o início, adiantou a empreendedora.
Para Assunção Sá da Bandeira "a Mensagem de Fátima é universal e não poderia ser mais atual". Por isso, "é nossa obrigação como católicos espalhar a mensagem de paz e amor de Maria sempre que isso seja possível. O Centenário das Aparições é o pretexto, mas a Mensagem de Maria transcende esta data e é intemporal".
Desenhado por Ana Oliveira Pinto, cada estandarte "Mensagem de Fátima" terá uma das quatro palavras chave associadas às aparições da Cova da Iria: adoração, conversão, oração e penitência. E em cada embalagem será colocada uma brochura com orações onde é explicado o sentido de cada uma das palavras.
A nova bandeira tem uma dimensão de 95x75 cm e será vendida das lojas de artigos religiosos, paróquias, escolas ou associações que queiram associar-se à iniciativa. Numa primeira fase serão distribuídos 50 mil exemplares, mas a expectativa de Assunção Sá da Bandeira "é que se chegue às 500 mil".