
Há mais de 1200 mesas em todos os concelhos
Foto: Leonel de Castro / Global Imagens
Os eleitores que queiram exercer a função de membro de mesa no dia do voto antecipado em mobilidade, no próximo domingo, têm disponível online um curso de formação. O curso é recomendado para todos os agentes eleitorais nomeados para as mais de 1200 mesas que serão constituídas em todos os concelhos.
A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) disponibiliza, desde o dia 28, na passada quinta-feira, o curso de formação online com o título “Membros de mesa – Voto antecipado em mobilidade” (https://www.nau.edu.pt/pt/curso/membros-de-mesa-voto-antecipado-em-mobilidade).
Para obterem o seu certificado de aprovação no curso, os cidadãos devem obter uma avaliação igual ou superior a 75% no conjunto das respostas às perguntas apresentadas no final, sublinha o Ministério da Administração Interna numa nota enviada à imprensa.
Bolsa de agentes tem 3753 inscritos
Recorda que a formação dos agentes eleitorais é uma competência da Administração Eleitoral da SGMAI, de acordo com a Lei que regula a criação da Bolsa de Agentes Eleitorais. Esta bolsa tem um total de 3753 cidadãos inscritos.
"A formação de agentes eleitorais tem um papel crucial na preservação da integridade do processo eleitoral e democrático para garantir que as eleições são realizadas de uma forma mais eficiente", refere ainda.
As inscrições para o voto em mobilidade no território nacional começaram no passado domingo, dia 25, e terminam dia 29, esta quinta-feira. O cidadão pode votar no dia 3 de março numa mesa de voto escolhida por si, entre aquelas que estão disponíveis em todos os concelhos.

