<p>O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, apresentou, na passada quarta-feira, o itinerário de preparação espiritual até ao centenário das aparições marianas na Cova de Iria, ocorridas entre Maio e Outubro de 1917.</p>
Corpo do artigo
Salientou que a efeméride é mais do que "uma evocação histórica", constituindo sobretudo uma ocasião para tomar consciência de que o apelo das aparições "não ressoou em vão" e "de que a sua mensagem continua a exercer uma influência benéfica para hoje e para o futuro" da Igreja e da Humanidade.
Entende que o centenário "requer uma preparação condigna" de sete anos. Por isso, o septenário entre 2011 e 2017 será realçado por um ícone muito significativo do Antigo Testamento, o candelabro sagrado, com sete braços e sete lâmpadas a arder, colocado no templo de Jerusalém. A primeira luz realça a "beleza do rosto de Deus"; a segunda, dedicada a "Deus Salvador", sublinha a "entrega na fé" dos fiéis; a terceira lembra a fidelidade expressa nas promessas divinas e na esperança que delas advém; a quarta pretende "resplandecer o Deus compassivo" que se inclina sobre os sofrimentos da Humanidade; a quinta o "esplendor da santidade de Deus", oferecido aos crentes "como experiência de comunhão" e de "solidariedade" entre todos os membros da Igreja; a sexta lança um convite à abertura a Deus; e a sétima propõe "um olhar contemplativo e inspirador à beleza" de Maria, escolhida "para desempenhar uma missão única na história da salvação".
A partir de 2011 vai ser sugerido um tema e uma frase inspirados nos acontecimentos de Fátima, em particular os que foram narrados pela Irmã Lúcia nas suas memórias sobre as manifestações de um anjo em 1916 e as seis aparições de Maria entre Maio e Outubro de 1917.
O tema para 2011 - "Santíssima Trindade, adoro-vos profundamente" - propõe um percurso que começa na Loca do Cabeço, onde ocorreu uma das aparições do anjo, passa pelo quintal e poço do Arneiro (local de outra manifestação do anjo) e termina na Capela do Lausperene, na igreja da Santíssima Trindade
A divulgação do centenário conta com um novo portal na Internet, que se junta ao site do Santuário, além dos boletins "Voz de Fátima" (acessível a perto de 100 mil assinantes) e "Luz e paz" (dirigido sobretudo para o estrangeiro), bem como cartazes distribuídos mensalmente em paróquias portuguesas.